O RELÓGIO DE PONTO E AS PEQUENAS EMPRESAS

 

Você que é um micro empresário muitas vezes deve se perguntar se realmente seria necessário ou vantajoso colocar um relógio ponto. Muitas vezes as pessoas acreditam que por terem poucos funcionários não tem a necessidade de ter um controle mais rígido. Mas acredite, as pequenas empresas deveriam ser as primeiras a implantar um relógio de ponto desde o início de suas atividades.

Para uma empresa pequena, ter confiança em seus colaboradores é imprescindível, a produtividade deles é ainda mais importante que em uma empresa com grande números de funcionários. É importante fazer mais com o mínimo de mão-de-obra necessária, para ter maior rentabilidade. Além disto, já imaginou para uma empresa de pequeno porte sofrer um processo trabalhista de um antigo colaborador?

 

Este tipo de problema pode levar uma micro empresa a encerrar suas atividades. Pensando em todos estes pontos, avalia-se a importância de utilizar um relógio de ponto em todos os tipos de empresa. Veja algumas vantagens do controle de ponto:

 

– Disciplina os colaboradores a registrarem o ponto para suas entradas e saídas

– Demostra mais seriedade e transparência por parte do empregador

– Permite um maior controle das jornadas realizadas

– Importante comprovação perante a Justiça do trabalho

 

Quando é obrigatório a empresa adquirir um relógio de ponto?

 

Como já falado, o uso de relógio de ponto é vantajoso independentemente do número de funcionários que tenha. Entretanto a obrigatoriedade de um Controle de Ponto ocorre a partir de 10 funcionários, como pode verificar no artigo Sobre formatos de controle de ponto  ).

Qual o melhor relógio de ponto para minha empresa?

 

Se você é um pequeno empresário, o Relógio de Ponto Cartográfico  é a solução mais prática e econômica para lhe atender. Hoje estes tipos de equipamentos de relógio de ponto já tem funcionamentos mais modernos, que atendem à demanda da maioria das empresas com poucos colaboradores.

 

O relógio de ponto cartográfico permite que o colaborador registre cada entrada ou saída da empresa em um cartão ponto de forma transparente e ágil, ao final do mês é possível que ele assine este cartão  dando ciência as jornadas cumpridas. A partir disto a empresa faz o fechamento de seu ponto para pagamentos e relatórios.

 

Depois disto, a solução mais completa é do Relógio de Ponto Eletrônico. Este é o modelo com maior segurança, pois emite um comprovante para cada registro do colaborador, transferindo a ele a responsabilidade de comprovar qualquer argumentação quanto as jornadas. Além disto a opção de identificação pela digital evitam que um registro o ponto pelo o outro, além das vantagens do sistema de ponto, para mais fácil gerenciamento e cálculos.

 

Ambas linhas de relógio de ponto são úteis e muito importantes independentemente do tamanho de sua empresa. Mas estabelecer um controle de ponto é, com certeza, algo imprescindível para adotar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *